Transportadora genérica é um recurso usado para registrar ou processar pedidos de logística que não estão associados a uma transportadora integrada diretamente à plataforma
Isso geralmente acontece em situações como:
- A empresa usa uma transportadora que não tem integração nativa conosco;
- O pedido foi entregue por meios próprios, motoboy ou retirada em loja;
- A transportadora não envia atualizações automáticas de rastreio, e o controle do status da entrega é feito manualmente;
- É necessário cadastrar um pedido para fins de controle ou registro, mesmo sem acompanhamento logístico automatizado.
Como funciona na prática:
- Ao escolher a transportadora genérica, o pedido ainda entra na plataforma;
- As informações referente a coleta precisam ser acrescentadas manualmente;
É útil para centralizar informações de pedidos mesmo que não sejam rastreáveis automaticamente.
Como informar os dados de coleta para envios com transportadoras genéricas?
Quando o consumidor abrir a reversa, ele deve selecionar o método "Coleta domiciliar".
- A reversa ficará com o status "Nota fiscal pendente" até que os dados da coleta sejam informados.
Clique em ‘Informar NFD’ e preencha os seguintes campos:
- Nome da Transportadora (campo obrigatório)
- Data da Coleta
- Código do Rastreio
- URL de Rastreio
- NFD
Se a transportadora não estiver cadastrada, basta inserir o nome no campo obrigatório. O sistema a registrará automaticamente para futuras coletas.
Clique em "Confirmar" para salvar as informações.
- O status da reversa será atualizado para "Aguardando envio".
- Os dados de rastreamento ficarão registrados na reversa.
⚠️ Para casos de transportadora genérica, a reversa não possui rastreamento e nem atualização de status de forma automática, nesse caso após o recebimento do produto no CD pela transportadora o operador deve conferir os itens que foram recebidos e prosseguir com o recebimento dos produtos dentro do admin e prosseguir com o pagamento do reembolso, seguindo o fluxo padrão do nosso sistema.