Configurações de Coletas de Transportadoras

Nesse artigo podemos entender um pouco melhor como funciona as coletas de transportadoras, regras e tabela de preferências de transporte.


⚙️ Como funciona a configuração de coletas e transportadoras?

A coleta domiciliar pode aparecer ao seu consumidor sempre que você tiver um transportador ativo para esta modalidade e que as regras de coleta sejam atendidas pela solicitação.

📑Quais regras definem se a coleta será apresentada ao meu consumidor?

Atualmente temos 4 regras definem se a coleta vai aparecer ao seu consumidor: 

1. o valor total da compra/solicitação 
(soma do valor dos produtos do pedido ou dos produtos da solicitação de reversa)
2. os motivos da reversa informados pelo consumidor.
(cada um dos seus transportadores, pode ter um valor mínimo de compra para ficar ativo ao consumidor)
3. tamanho dos produtos da reversa excedem o limite de tamanho transportado pelos Correios (essencial que sua plataforma disponibilize informação de dimensão dos produtos dentro do pedido)

4. categorias dos produtos contidos na solicitação de reversa
(essencial que sua plataforma disponibilize informação de categoria dos produtos dentro do pedido)

📋 Como funciona a configuração de preferências de transporte?

A configuração de preferências de transporte é um método simples baseado na ideia de uma tabela para que você priorize fornecedores com o melhor custo e, ao mesmo tempo, verifique se a solicitação está de acordo com algumas regras, gerando a solicitação de coleta reversa ao parceiro que se mostrar mais adequado.

Veja abaixo como você pode definir a transportadora que fará a coleta domiciliar de cada solicitação automaticamente.

🏡Como configuro as minhas preferências de transporte para coleta domiciliar?

Existem algumas configurações que ainda não estão disponíveis pela interface, mas estamos trabalhando para que em breve todas elas estejam. 

Veja o vídeo a seguir para descobrir quais já estão disponíveis no painel administrativo:

Tempo do vídeo (3m27s)

A regra de preferência de coleta disponibilizada no painel administrativo mais recentemente é a de Utilizar Transportadora por Valor Mínimo da Reversa, clique aqui e saiba mais! 

📂📊Como configurar apresentação de coleta através das categorias dos produtos?

Limite a forma de devolução de coleta quando esta for a mais adequada e conveniente para as categorias dos produtos que seu e-commerce vende, para proporcionar uma experiência positiva e eficiente no processo de devolução física que o seu consumidor realizará.

Quando habilitada a configuração de Coleta por Categorias, ela será a primeira verificada pelo sistema no momento de apresentar ou não coleta ao consumidor. Portanto, apenas este modo de devolução será disponibilizado ao consumidor caso a configuração esteja ativada e as categorias dos produtos da solicitação sejam iguais às definidas na configuração.


Se fizer sentido para sua estratégia, realize os passos a seguir:

1 - Acesse ADMIN>Configurações>Logística>Ajustes Gerais e clique no botão Editar da seção de Coleta:

2 - Habilite a configuração "Habilitar coleta por categorias de produto" e seguida, especifique a identificação das categorias de produtos (precisa ser exatamente igual às identificações disponibilizadas no pedido do seu e-commerce pela integração com a plataforma) e por fim, clique no botão Confirmar da seção de coleta:

3 - Pronto! A partir de agora o sistema irá validar sempre primeiramente as categorias dos produtos da solicitação de acordo com aquelas que estiverem especificadas nesta configuração.



👀 Meu consumidor vê as transportadoras disponíveis na solicitação da reversa?

Não. Seus fornecedores logísticos são ocultos para o consumidor final, que poderá solicitar a coleta caso ela esteja disponível. O transportador mais adequado será definido conforme as suas configurações de preferências de transporte para que você otimize seus custos de logística reversa.

1. Comece definindo a ordem de prioridade entre os fornecedores.

O sistema tentará solicitar a coleta do primeiro transportador para o último. Caso haja um retorno de erro por indisponibilidade do fornecedor (não atende o CEP) ele passará para o próxima da lista. O mesmo acontece se as regras configuradas para cada transportador não forem atendidas.

Veja um exemplo abaixo:

2. Agora, defina as regras para uso de cada fornecedor.

Podemos definir as regras entre, Valor da Solicitação e Transportador original do pedido. O sistema avalia as regras aplicadas em cada transportador e só envia a solicitação de coleta caso todas as regras sejam atendidas. Caso contrário, ele passará para o próxima da lista.

💲 Valor da solicitação

A transportadora que tiver este algoritmo de transporte só será utilizada se o VALOR DO PACOTE for maior/maior igual ou menor/menor igual ao valor definido.

Através do painel administrativo, você pode configurar a regra de valor mínimo da reversa:

Com a regra de Coleta por Valor de Reversa, permitimos que o e-commerce utilize o valor mínimo da reversa para definir se deverá ser gerada uma coleta para a transportadora em questão, a partir da solicitação da reversa.

Esta configuração está disponível tanto para transportadoras quanto para os Correios e é diferente da configuração já existente em Ajustes Gerais chamada “Habilitar valor mínimo para coleta”, que leva em consideração o valor do pedido, a nova regra oferece uma maior flexibilidade para o e-commerce, visto que o valor da reversa pode alterar conforme os produtos que o usuário selecionar na solicitação.

IMPORTANTE: se o seu e-commerce possua ativa a funcionalidade de Múltiplos Contratos por Transportadora, e esta regra de coleta por valor mínimo de reversa estiver configurada, o valor será considerado para todos os contratos cadastrados e ativos desta transportadora.  


🚚 Transportador original do pedido*

A transportadora que tiver este algoritmo de transporte só será utilizada se o transportador responsável pela entrega do pedido de venda ao cliente for atendida. Isso pode te ajudar a garantir que o transportador de entrega também faça a reversa.
*Verificar disponibilidade para sua plataforma

Outras regras podem ser aplicadas caso haja a necessidade, abra uma solicitação de orçamento de priorização com o nosso atendimento.

🚛 Transportadora Genérica


É aquela transportadora não integrada, ou seja, não possui uma comunicação automática entre Aftersale e o sistema da transportadora, entretanto o e-commerce utiliza seus serviços e deseja indicá-la como modalidade nas reversas transportadas por ela.
Dentro das informações da reversa ela será apresentada como Transportadora - "nome que e-commerce cadastrou a transportadora genérica".

Por não ser integrada, quando os produtos da reversa forem transportados por uma destas transportadoras, é possível ao Agente do e-commerce realizar a alteração de informações de rastreio enquanto a reversa estiver no status de "Aguardando Envio": "URL de Rastreio", "Código da Coleta" e "Data de Coleta". Além destas informações, também é permitido neste caso a alteração manual da situação da reversa para "Em Trânsito".

📫 É possível mostrar a coleta domiciliar baseado numa faixa de CEP?

Sim. Atualmente além da validação para Coleta dos Correios, temos disponível para transportadora TruggHub. Caso deseje que seja disponibilizada esta validação de CEP para outras transportadoras integradas, informe nosso time através do suporte@after.sale

🚛📦 Posso apresentar a coleta de Correios separada da coleta de transportador para o consumidor?

Sim, é possível. No entanto, não é indicado uma vez que sua tabela de preferências de transportador não será aplicada caso o consumidor selecione a coleta pelos Correios. De qualquer forma, caso você deseje que os botões de coleta sejam “Coleta Correios” e “Coleta Domiciliar” na sua interface de autoatendimento, você deve fazer uma solicitação de configuração ao nosso atendimento. 

♻️ Todas as transportadoras atualizam status de rastreio de reversa?

Sim, praticamente todas as transportadoras oferecem rastreio de reversa por API. O que muda é o tempo de demora de atualização dos eventos. Isso quer dizer que você pode fisicamente receber uma encomenda em seu CD pela manhã e o status da sua reversa ser atualizado para “recebido” apenas no final do dia. Isso é relativamente normal, já que muitas transportadoras ainda dependem do retorno do entregador para a central para que o operador atualize o sistema digital. Cada uma das suas  transportadoras pode ter um SLA diferente e deve ser consultado no seu contrato de prestação de serviço.

🔄Atualização de rastreio da transportadora atualiza o status da reversa automaticamente?

Algumas atualizações sim. A sua reversa será atualizada em 3 situações. A primeira na coleta efetuada, em que sua Reversa ficará “em trânsito”. A segunda possibilidade é a “falha no transporte” sempre que a transportadora registra uma ocorrência. E, por fim, a reversa ficará “recebido” quando o status for de entrega realizada. De qualquer forma, não se preocupe com esta última atualização. Você poderá registrar o recebimento dos itens mesmo que sua reversa ainda esteja “em trânsito” por atraso na baixa de entrega pelo transportador.

⌛ Quanto tempo a transportadora demora para coletar um produto?

Isso depende muito, tanto do seu contrato como da localidade da coleta. Infelizmente, não temos como informar o SLA previsto. Você deve consultar o seu contrato de serviços. No caso dos Correios, a coleta é realizada no dia útil seguinte ao de processamento de solicitação. No entanto, caso o consumidor não esteja disponível, ela sofrerá uma “retentativa” em outra data conforme a política definida em contrato.

📆 Quais transportadoras informam a data agendada para a coleta?

Correios: A coleta é sempre agendada para o próximo dia útil da confirmação da reversa.
Braspress: Eles sempre retornam via API o prazo para coleta da reversa do cliente “PRAZOCOLETA”.