Veja neste artigo quais os dados que precisamos acessar da plataforma de e-commerce para que a Jornada de Entrega possa ser instalada corretamente
A Jornada de Entrega é conectada diretamente com a plataforma de e-commerce, e é por lá que conseguimos ler e identificar algumas informações do pedido que são essenciais para o funcionamento da ferramenta.
Cada transportadora tem um sistema diferente de chave de pesquisa de ocorrências, e é por meio dessa chave que conseguimos iniciar nossa inteligência de acompanhamento e notificações.
- Requisitos mínimos de Pesquisa por Transportadora
- Correios
- Jadlog
- Totalexpress
- Yellow Log
- Loggi - Estrutura de dados entre aftersale -> plataforma
- Vtex
- Magento V1
- Shopify
- Tray Commerce - EDI - Método
alternativo à conexão por APIs para atualizar em massa as informações na plataforma de e-commerce (Intercâmbio Eletrônico de Dados)
- Não tenho as informações da transportadoras nos pedidos da minha plataforma, necessárias para a utilização da Jornada de Entregas. O que fazer?
Requisitos mínimos de Pesquisa por Transportadora
Veja abaixo o requisito mínimo para cada transportadora integrada:
⚠️ Atenção:
Para o funcionamento básico da Jornada de Entrega, é preciso apenas que os pedidos na plataforma tenham pacotes, e que esses pacotes contenham:
-
Nome da transportadora (É muito importante que caso você trabalha com mais de uma transportadora os nomes tenham uma diferenciação)
-
Chave de pesquisa na transportadora (Dependendo da transportadora pode variar a chave, como o código de rastreio, número da nota fical, número do conhecimento de transporte, etc) Essa chave também pode estar dentro de uma URL caso a plataforma de e-commerce não disponibilize um campo específico.
Esses dados podem ser informados para sua plataforma por meio de integrações entre seus sistema internos (ERP, Gerador de PLP, etc) e sua plataforma de e-commerce, ou por uma importação manual pelo método de EDI.
Correios:
- Nome do transportador
- Exemplo: "Correios" - Chave da pesquisa
- Tipo: Código de rastreio
- Exemplo: "AA100833276BR"
Jadlog
- Nome do transportador
- Exemplo: "Jadlog" - Chave da pesquisa
- Tipo: CTE(conhecimento de transporte) ou/e Número da nota fiscal ou/e URL de rastreio (contendo uma das chaves anteriores)
- Exemplo (CTE): "41571439811"
- Exemplo (URL com CTE): ""https://jadlog.com.br/siteDpd/tracking.jad?cte=41571439811"
- Exemplo (Número da nota fiscal): 000101798"
Totalexpress
- Nome do transportador
- Exemplo: "Total_express" - Chave da pesquisa
- Tipo: Número da nota fiscal
- Exemplo : "192662" ou/e URL de rastreio (contendo a nota fiscal)
- Exemplo: "https://tracking.totalexpress.com.br/popup_track.php?reid=6541&pedido=VTX-2343242&nfiscal=19266"
Yellow Log
- Nome do transportador
- Exemplo: "Yellow" - Chave da pesquisa
- Tipo: Código de rastreio
- Exemplo: não temos ainda
Loggi
- Nome do transportador
- Exemplo: "Loggi" - Chave da pesquisa
- Tipo: Código de rastreio
- Exemplo: não temos ainda
Estrutura de dados entre aftersale -> plataforma
VTEX
Segue abaixo a tabela de relacionamento dos campos Jornada de Entregas (aftersale) e plataforma VTEX:
Observações:
-
deliveryCompany fica dentro de shippingData → logisticInfo
-
As vezes é usado o trackingUrl para TENTAR pegar atraves de regex o codigo de rastreio (tracking_code) que não vem no local correto
-
estimated_delivery_at e delivered_at são campos fornecidos nativamente pela vtex
Magento V1
Segue abaixo a tabela de relacionamento dos campos Jornada de Entregas (aftersale) e plataforma Magento V1:
Observações:
-
invoice_number: não existe na magento (fazemos uma customização para modab)
-
estimated_delivered_at: não existe na magento
-
delivered_at: não existe na magento.
Shopify
Segue abaixo a tabela de relacionamento dos campos Jornada de Entregas (aftersale) e plataforma Shopify:
Observações:
-
invoice_number: não existe na shopify
-
tracking_url: Usado para pegar atraves de regex o nome do transportador (courier) que não vem nativamente no select da shopify.
-
estimated_delivered_at: Fazemos um calculo baseado na data de criação (created_at).
-
delivered_at: não existe na shopify (antes de ser entregue).
Tray Commerce
Segue abaixo a tabela de relacionamento dos campos Jornada de Entregas (aftersale) e plataforma Tray Commerce:
Observações:
-
delivered_at: não temos a informação antes do pedido ser entregue.
EDI - Método alternativo ao conexão por APIs para importar informações em massa para a plataforma de e-commerce (Intercâmbio Eletrônico de Dados)
- Não tenho as informações da transportadoras nos pedidos da minha plataforma, necessárias para a utilização da Jornada de Entregas. O que fazer?
Se você não tem integração entre o seu sistema de geração de postagem e a sua plataforma, as informações necessárias para o funcionamento da Jornada de Entrega (Ex.: código de rastreio, número da nota fiscal, entre outras), não serão preenchidas automaticamente. Por conta disso, nós desenvolvemos uma ferramenta chamada EDI, que possibilita você subir uma planilha de informações e atualizar em massa os dados na sua plataforma de e-commerce, possibilitando o funcionamento correto da Jornada de Entregas.
Veja o material para as plataformas que disponibilizamos EDI:
Para dúvida, enviei um e-mail para suporte@after.sale ou clique em "Deixe uma mensagem" no topo desta página.