Reversas 📦
Em análise: Indica que é necessário Aceitar ou Recusar as peças que foram enviadas pelo consumidor.
Responsáveis pela tratativa: SAC ou Logística
Entrega realizada: Indica que o produto já esta com o e-commerce e deve ser marcado como recebido na aftersale.
Responsáveis pela tratativa: SAC ou Logística
Recebido Completo ou Recebido Parcial: Indica que os produtos já foram recebidos pelo operador e a NDF já pode ser emitida. É possível indicar que a nota já foi gerada clicando em um botão dentro da reversa, desta forma o financeiro é avisado que pode fazer o processo de reembolso normalmente.
(Esse processo não é obrigatório, pois o financeiro ainda pode aprovar e pagar sem que a NFD tenha sido gerada)
Responsáveis pela tratativa: SAC ou Logística
Reembolsos 💰
Pendência Fiscal: indica que os produtos já foram recebidos na reversa porém a NFD ainda não foi gerada, e o operador não deve seguir com o reembolso.
Essa operação pode ser ignorada dependendo do processo de cada e-commerce, ainda sendo possível aprovar e pagar.
Aguardando aprovação: Indica que o reembolso esta pronto para ser aprovado e pago. A geração da NFD foi realizada.
Responsáveis: SAC ou Financeiro
Aprovado: Indica que o tipo, ação e valor foram aprovados e o pagamento pode ser realizado de forma efetiva dentro das plataforma de estorno ou transações bancárias para o cliente final.
Responsáveis: SAC ou Financeiro
O ideal é que as listas de reversas e reembolsos estejam com o menor número possível de itens neste status, o que significa que o processo está em dia.
O consumidor no processo de troca/devolução preza pela agilidade no atendimento. Essa é uma grande chance de fidelizar e aumentar significativamente a satisfação do cliente.
⚠️ A Aftersale ainda não é integrada com todas as plataformas para realizar estorno ou transações bancárias. Portanto, é necessário sincronizar as ações "Aprovar" e "Pagar" com as ações do financeiro quando realizam o pagamento efetivamente para o cliente final.