Abertura de reversa manual

Agora os consumidores poderão efetuar suas trocas/devoluções dos produtos que compraram em lojas físicas ou de pedidos que não estão registrado na plataforma.


Nessa versão, o consumidor precisa fazer a inserção das informações do produto e da loja que ele adquiriu o produto de forma manual.

 

Veja abaixo como seu consumidor poderá realizar a solicitação de reversa em apenas 4 passos.

1º Passo - Identificação do consumidor e da compra em loja física 

O cliente seleciona a opção que corresponde à compra feita na loja física. O sistema, então, solicita alguns dados que serão essenciais para que seu time localize a transação realizada na loja física durante a tratativa desta reversa.

⚠️ A nota fiscal está como obrigatória, mas você pode configurar se deseja que o preenchimento deste dado seja obrigatório ou facultativo.

2º Passo - Informação dos produtos que deseja solicitar troca ou devolução

O sistema irá solicitar alguns dados dos produtos comprados, bem como o motivo pelo qual ela está abrindo essa solicitação, seja para uma troca ou devolução.

Observe que neste fluxo de loja física a regra de bloqueio de ação por produto não funciona, visto que não temos acesso automatizado aos produtos.


3º Passo - Seleção do método de devolução dos produtos

O sistema solicitará ao cliente a forma pela qual ele deseja enviar o(s) produto(s) para você. Você tem a opção de configurar as modalidades que mais se adequem ao seu perfil para serem exibidas.

4º Passo - Revisão e confirmação da solicitação de reversa

Haverá a apresentação de um breve resumo das informações preenchidas pelo seu cliente, para que ele confira se está tudo correto.

Ao clicar em "Finalizar", a solicitação será registrada com sucesso!


Como meu time identificará as reversas de pedidos de loja física?

Dentro dos dados da solicitação, existe o campo Origem da Solicitação e no caso de ser uma reversa de pedido de loja física a informação apresentada ali será "Consumidor - Loja Física".

A solicitação chegará no painel administrativo e você poderá visualizar os detalhes conforme a imagem abaixo:

💡 O número da nota fiscal exibido é aquele informado pelo seu cliente durante o processo de solicitação. Além disso, você tem a opção de visualizar uma foto da nota fiscal tirada pelo cliente, caso ele a tenha anexado, clicando em 'Visualizar'.


O restante das tratativas, segue o mesmo fluxo das reversas e reembolsos de pedidos feitos em e-commerce.

 



1) Como é feita a ativação do Fluxo de Loja Física para o e-commerce?

É necessário entrar em contato com o suporte técnico solicitando a realização da ativação do fluxo da loja física. É um procedimento que deve ser realizado pelo nosso time de desenvolvimento então, após o e-commerce solicitar a ativação, é realizada a abertura de um ticket para nosso time de desenvolvimento efetuar a tarefa.


2) Como é feita a devolução dos produtos quando adquirido em uma Loja Física?

Por enquanto, só é possível fazer a devolução através dos correios. Ao fim da solicitação, se aprovado, o consumidor receberá o código de rastreio via e-mail para fazer a postagem do produto.


3) Como identificar que a solicitação é de uma compra na Loja Física?

As reversas realizadas através do Fluxo de Loja Física estarão identificadas com a modalidade “Loja Física” no Admin.