DEFINIÇÃO DE MOTIVOS DE PERDA

  • Autoridade

Sem moral para decidir, seu orçamento ou sua data de lançamento não tem ainda aprovação, depende de outras pessoas, jornada de compra. Tipo secretaria.

 

1.1 Contato perdeu autoridade: Casos em que você estava em contato com o decisor, mas por algum motivo ele saiu da empresa, mudou de cargo, ou seja, não toma mais a decisão.

 

1.2 Não há contato do decisor: Nas tentativas de conexão o decisor não estava disponível, por exemplo: estava na hora do almoço, estava em reunião ou não podia atender no momento.

 

1.3 Sem contato com o decisor: Suponhamos que você conseguiu contato e te informaram que o decisor atende somente por e-mail, então você tentou uma conexão por e-mail, mas nunca obteve resposta.

 

Sem moral para decidir, seu orçamento ou sua data de lançamento não tem ainda aprovação, depende de outras pessoas, jornada de compra. Tipo secretaria.

 

  • Blacklist

Não quer mais que a gente entre em contato, deixa explícito que não quer contato de nenhuma forma, LGPD.

 

  • Contato inválido

O telefone, e-mail, contato que está no HubSpot está incorreto.

 

3.1 Número errado: ao tentar conexão o telefone é de alguma contabilidade, pessoa física, agência de marketing, transportadora, etc.

 

3.2 Telefone não chama/completa chamada/ocupado: Ao tentar a conexão o telefone não chama e cai direto, recebe uma gravação falando que não foi possível completar chamada ou ao tentar conectar o telefone só dá ocupado.

 

3.3 Contato não trabalha mais na empresa: Você consegue conexão, mas a pessoa informa que não trabalha mais no e-commerce e não te passa um contato válido.

 

3.4 Bounce: Não foi possível inscrever o lead na sequência porque o e-mail é inválido.

 

  • Fora de perfil

Não cumpre os nossos requisitos mínimos de qualificação, é dizer é um lead que não atendemos, marketplace, peças volumosas, plataforma não integrada ou transportadora não integrada.

 

4.1 Falta de funcionalidade: o lead quer algo que hoje não conseguimos desenvolver.

 

4.2 Plataforma não integrada

 

4.3 Transportadora não integrada

 

4.4 E-commerce parado/fechado

 

4.5 Marketplace: Tem a maioria da sua operação no marketplace, não possui contrato próprio de transportadoras ou não registra o número do pedido em um ERP ou plataforma de e-commerce.

 

  • Maturidade

O lead tem poucas trocas ou pedidos, não é o momento certo de compra dele, porém vamos a enviar material no seu e-mail e criar uma tarefa de follow up no Hubspot para o futuro.

 

5.1 Não lançou o e-commerce ainda: está estruturando o e-commerce ainda, mas não lançou, vai lançar no futuro, estava em busca de mais informações.

 

5.2 Baixo volume de reversas: leads com menos de 20 reversas/mês na grande maioria das vezes.

 

5.3 Baixo volume de pedidos: leads com menos de 200 pedidos/mês na maioria das vezes.

 

  • Não quis conversar 

Desliga o telefone, diz que quer contato apenas por e-mail. Porém não te dá um block.

 

  • Orçamento

O lead comunica que não planeja investir, estava procurando algo gratuito ou os preços da plataforma não se adaptam ao seu alcance.

7.1 Sem budget: lead deixa explícito que não tem budget para este ano, semestre, etc. Cuidado para não confundir com sem urgência, pois aqui ele não fecha pela falta de dinheiro e não porque não tem vontade.

 

7.2 Valor do onboarding: não fecha porque não tem budget para o valor do onboarding ou achou muito caro.

 

7.3 Não quis pagar integração: lead precisa de integrações e achou o valor muito alto ou não tem dinheiro para investir no momento.

 

7.4 Optou por um concorrente: fechou como por exemplo, Yami.

 

  • Perdeu contato

Respondeu uma vez, mas nunca mais. Não sabemos nada sobre o e-commerce dele, porque não conseguimos conversar direito.

 

  • Pesquisa incorreta 

Não é um lead.

 

9.1 Procurando emprego: pessoa física que queria mandar currículo ou está buscando vagas na nossa empresa

 

9.2 Cliente aftersale: cliente interno tentando contato com o time de CS.

 

9.3 Consumidor: consumidor final tentando fazer reversa ou rastreio de pedidos.

 

9.4 Parceria: aqui entra todo mundo que vem em busca de parcerias com a empresa, lembrar de passar para o time de parcerias no marketing.

 

9.5 Buscava transportadora: e-commerces ou pessoas que pensam que nós fazemos entregas e retiradas, que somos transportadora.

 

  •  Projeto cancelado 

Projetos que estavam em andamento, mas tiveram algum empecilho.

 

10.1 Projeto cancelado: o e-commerce decidiu reformular a área de sac antes de implementar a solução ou por exemplo, resolveram desenvolver uma ferramenta interna.

 

10.2 Problema técnico: O teste/trial ou a implementação teve problemas de bug ou alguma falha nas funcionalidades da nossa plataforma.

 

  • Sem contato

O telefone existe; porém, o SDR não conseguiu ter contato com o lead após a cadência terminada, tentativas esgotadas por todos os meios, whatsapp, telefone, e-mail, etc. Se você falou com qualquer pessoa do e-commerce então o motivo certo seria autoridade.

 

  • Sem urgência

Stand by sua ideia. Durante a conversa com o SDR, o lead fala que só iniciará o projeto com mais de 2 meses, exceder o tempo em que trabalhamos, geralmente ele não sente uma dor, não é o momento de compra.

 

13.1 Migrando de plataforma/ERP: está fazendo migração de plataforma, ERP ou outro sistema, por isso prefere terminar e depois seguir com a gente.

 

13.2 Contratando transportadora: está no processo de contratação ou migração de transportadora, aguardando contrato ou afins.






* Justificativa do motivo de perda: Explicação detalhada do motivo acima, porque você está dando por perdido, pode ser uma linha.