A tela de Prazos e Motivos é onde o e-commerce irá configurar seus motivos de troca e devolução e nessa tela temos as seguintes opções de configuração:
- Prazo Padrão.
- Alerta de Recebimento.
- Ação de Reversa.
- Motivos de Troca.
- Motivos de Devolução.
- Submotivos.
- Prazo para postagem.
Para configurar os prazos de troca e devolução, acesse:
Configurações > Prazos e Motivos:
As configurações de Prazos e Motivos são sempre contadas em dias corridos, a partir da data do último status do pedido na sua plataforma. Desta forma, o ideal é termos o último status como o referente a entrega realizada.
Porém, caso a última atualização de status seja "enviado" ou "faturado", recomendamos adicionar alguns dias para evitar erros na contagem por algum tipo de atraso da transportadora em entregar o produto.
Prazos padrões
Nessa tela é possível configurar os prazos padrões para todos os motivos, este prazo, é o tempo em dias corridos que o cliente tem (após finalizar a solicitação) para levar os produtos nos correios ou loja física que ele escolheu (Somente se a primeira seção estiver ativada).
Alerta de recebimento:
Permite a criação de alerta com base nas categorias:
- Ocorrência em Transporte.
- Detalhes do Produto.
- Fraude.
É possível cadastrar um ou mais alertas, vinculados a cada categoria, indicando a situação (ativo ou desativado):
Esses alertas poderão ser selecionados antes de marcar como produto recebido no admin:
Eles são exibidos somente internamente e não há possibilidade de excluir, somente de desativar para ele não ser exibido.
Ação de Reversa (troca/devolução)
Nesse painel é possível ativar/desativar a opção de solicitação de troca/devolução como também alterar aqui que será exibido ao consumidor.
As configurações feitas serão refletidas na tela de listagem de produtos no customer:
Motivos de troca/devolução
Mesmo com um prazo padrão para todos os motivos, é possível definir que somente um ou mais motivos estejam com prazos diferentes. Basta cadastrar um novo motivo ou editar um que já está ativo e inserir o prazo desejado:
Submotivos
Os submotivos servem para ter uma visibilidade mais abrangente e organizada sobre as motivações dos consumidores para solicitarem reversas.
Clicar em "incluir submotivo" > preencher campos com os submotivo > clicar em "Confirmar":
Visualização do consumidor
Visualização para operador
Prazo para postagem
Este é o prazo que o cliente tem para postar o produto após a geração do código de postagem, esse prazo para postagem vem como padrão 7 dias, é possível alterar esse prazo em Configurações > Logística > Correios > Confirmar: