Como tratar as reversas que estão com o status "Problema no Transporte"?

Para tratar as reversas que estão com o status de "Problema no Transporte", é necessário descobrir a raiz do problema. Primeiro desça até o "Histórico de Situação" dentro da reversa e analise o que pode ter acontecido:

 

Analisando o "Histórico de Rastreio" dentro da reversa, podem ter ocorrido alguns fatores:

  • Produto Avariado: Perda da mercadoria

  • Alguma divergência no transporte mas o produto chegou no CD para e-commerce

 

Se houver algum indício de extravio ou avaria, você pode seguir com o procedimento conforme sua política de atendimento, cancelando a reversa ou recebendo os itens normalmente e prosseguindo com o pagamento do reembolso.


1 - Confira se os produtos chegaram 

2 - Receba os produtos dentro da aftersale

3 - Alterar o status dentro da aftersale

4 - Faça o pagamento do reembolso para seu cliente


Pronto, assim a reversa vai ficar como resolvida 😊


Caso você trabalhe com transportadora o processo é um pouco diferente.

  • Coleta não pode ser realizada?

Caso o problema esteja relacionado à operação da transportadora logística ou impedimento de coleta, é possível tentar enviar a solicitação para outro fornecedor previamente cadastrado no sistema. Use o botão anexo ao status da reversa para enviar a transportadora escolhida.

Ao escolher a nova transportadora, a aftersale envia a solicitação de coleta, como ocorre
normalmente. Caso ela seja aceita, o status pode ficar como ou “Aguardando envio” conforme fluxo normal da plataforma.


Caso contrário, a reversa voltará ao status “Problema no transporte”. Se não tiver sucesso via integração, será possível forçar a reversa para o status “Em trânsito” seguindo o passo-a-passo indicado abaixo:

1 - Selecione “Em trânsito” no botão de status.

2 - Escolha a transportadora usada solicitada.

3 - Informe manualmente os dados de permissão e rastreamento para garantir que possamos fazer a consulta das ocorrências logísticas no seu parceiro.

4 - Caso o parceiro não esteja integrado, selecione a opção “Outra” para fazer o controle externamente. Você pode receber os itens e seguir o atendimento normalmente.