A NFT é um documento fiscal que deve ser emitido na movimentação de mercadorias entre empresas que estiverem sob a mesma titularidade. Ou seja, em operações entre matrizes e filiais, bem como nas operações entre filiais de um mesmo empreendimento. Ela é necessária quando a reversa dos produtos não vão para o mesmo local que eles foram faturados.
Desta forma ainda é necessária a emissão de uma NFD por parte do lojista que faturou a peça e logo em sequência a emissão da NFT, para transferir a posse da mercadoria para o real lugar que ela se encontra. No caso de a mercadoria voltar para o mesmo lojista que faturou as peças, a NFT se torna desnecessária, ela serve apenas para ajustar estoque e a parte fiscal entre filiais.
PASSO A PASSO de como utilizar a NFT:
- Passo 1: Receber itens de reversas que são faturas por lojistas
Recebendo itens da reversa
- Passo 2: Verificar a lista de itens com pendência fiscal dentro da tela
Lista de itens com pendência fiscal
- Passo 3: Navegar para a seção de logística e clicar na aba fiscal
Navegando para a tela de logística
- Passo 4: Selecionar o item desejado para incluir a NFT
📍 Lembrando que a sua NFD deve ser inseria antes da NFT
Selecionando itens com pendência fiscal
- Passo 5: Após selecionar o item é preciso clicar em “Informar NFT”
Informando uma NFT
Passo 6: Ao clicar em “Informar NFT”, poderá aparecer dois tipos de telas:
1 - Uma para e-commerces que fazem o processo de atacado, negócio para negócio (B2B)
2 - Uma para e-commerces que fazem o processo de varejo, negócio para consumidor final (B2C)
Uma para e-commerces que fazem o processo de atacado, negócio para negócio (B2B)
Nesta tela, é apresentado também o arquivo PDF da NFD informado pelo cliente (no lugar da mensagem em amarelo)
Uma para e-commerces que fazem o processo de varejo, negócio para consumidor final (B2C)
Passo 7: O sistema vai processar sua informação e vai liberar o reembolso para a aprovação e pagamento. Se esse processo não for realizado, o reembolso não poderá ser finalizado.