Bloqueio de segunda troca para o mesmo pedido

O Bloqueio de Segunda troca é uma tratativa para que os consumidores não abram solicitações de reversa duplicadas. O objetivo é diminuir as ocorrências de solicitações abertas, além de dar mais autonomia para os consumidores finais.

Como funciona:

Quando o consumidor buscar um pedido que esteja com status de reversas processando, em análise ou aguardando envio, será exibida uma nova tela com o código de postagem da solicitação anterior. Além disso, há um aviso de que, caso ele decida continuar, a solicitação antiga será CANCELADA.


O que mudou no fluxo do autoatendimento?

Agora, sempre que um consumidor informar um pedido que já tem uma solicitação aberta, ele será indicado a agir para evitar a duplicidade de atendimento de acordo com o status da sua solicitação anterior.
Caso ele ainda não tenha postado, verá seu código de autorização de postagem antes de seguir com a nova solicitação. Caso ele já tenha postado, apenas os itens restantes e ainda dentro do prazo para troca poderão receber novas solicitações.

 

O que acontece se o consumidor quiser editar um item de uma solicitação aberta anteriormente?

Se o consumidor desejar fazer qualquer alteração na solicitação já aberta e ainda não postada/coletada (status processando, em análise ou aguardando envio), ele será obrigado a confirmar o cancelamento da reversa anterior antes de abrir uma nova.
Isso vai garantir que apenas uma solicitação se mantenha aberta, evitando que a autorização gerada anteriormente possa ser usada causando inversão da reversa física e da digital e facilitando a operação logística.

 

Se o consumidor tentar abrir uma nova solicitação mesmo depois de já ter postado a mercadoria?

Pedidos com reversas abertas “em trânsito” ou adiantadas no processo de atendimento só receberão novas solicitações caso o pedido tenha mais itens dos que já foram processados e esteja dentro do prazo de troca. Será aberta a lista de itens que ainda podem ser trocados/devolvidos, assim como já acontece hoje.
Se não tiver mais nenhum item dentro do pedido, será exibido uma tela informando o status atual da solicitação.