Ponto de devolução é uma ótima opção ao serviço público. Com ele, os consumidores podem retirar os produtos comprados em seu site, por meio de lojas e comércios parceiros estrategicamente localizados nas cidades brasileiras, com maior flexibilidade de dia e horário. Além disso, também permite a logística reversa, facilitando a devolução e troca de encomendas. Basicamente esses pontos, são os locais mais próximos do endereço do consumidor que serão apresentados como possibilidades para que ele possa retirar ou despachar os seus produtos.
Quais benefícios são trazidos para o e-commerce que usam pontos de devolução no transporte da reversa?
As principais vantagens que os pontos de devolução agregam para o e-commerce são:
- Agilidade na troca e devolução, devido à proximidade com a residência do consumidor: ao ter um local próximo à sua residência, o consumidor pode aproveitar sua ida ao supermercado ou farmácia para deixar o produto no ponto de devolução.
- Melhoria da experiência do cliente: Pontos de Devolução proporcionam conveniência aos clientes que desejam devolver produtos. Eles podem escolher um local próximo para deixar os itens devolvidos, em vez de precisar lidar com a logística de enviar o produto de volta pelos Correios ou transportadora.
- Redução de custos de transporte: Ao utilizar Pontos de Devolução, as empresas podem otimizar os custos de transporte reverso. Isso ocorre porque agrupar várias devoluções em um único ponto de coleta pode ser mais eficiente e econômico do que coletar cada devolução separadamente.
- Nos momentos de pico, é uma alternativa melhor: A utilização de Pontos de Devolução se destaca como a alternativa mais eficaz em comparação com a coleta domiciliar, proporcionando eficiência operacional, controle logístico e redução de custos.