NPS de Trocas e Devoluções

Como analisar NPS do meu processo de trocas e devoluções com a Aftersale?

Existem duas pesquisas de NPS no serviço de trocas e devoluções


- NPS Transacional (na abertura da reversa):
Busca trazer a percepção e o sentimento do consumidor sobre como está a criação da reversa.
É requisitada logo ao final da solicitação da reversa.

- NPS Global (na resolução da reversa):
Busca trazer a percepção do consumidor sobre o processo de pós-venda de forma geral, pois é requisitada logo após o pagamento do reembolso, ou seja, quando há resolução da reversa.

Porque é importante analisar NPS?

A métrica NPS (Net Promotion Score) permite avaliar o grau de fidelidade dos consumidores do seu e-commerce.

É simples de analisar, um único número que traz a visibilidade para todos os níveis da empresa e fora dela.

Permite criar planos para melhorar o desempenho do e-commerce no processo de pós-venda e por vezes, outros processos do seu e-commerce.

Acesso claro a cada feedback de consumidor, possibilitando o contato direto se for preciso.

Como calcular o Net Promoter Score?

Antes de entrar no mérito do cálculo, vale observar a classificação das notas:

» (nota 9 ou 10) Promotores: indicam clientes fiéis e leais a sua marca e ao e-commerce, confiam no seu pós-venda e voltam a comprar por isso.

» (nota 7 ou 8) Neutros
: são os clientes satisfeitos mas não engajados, considerados passivos.

» (nota de 0 a 6) Detratores
: clientes insatisfeitos, aqueles que não tiveram suas expectativas de pós-venda cumpridas, sentiram-se provavelmente lesados de alguma forma. 

Agora sim, vamos entender o cálculo do NPS!
Para começar, não são consideradas as avaliações neutras. Então pegamos a porcentagem de clientes promotores e subtraímos deles a porcentagem de clientes detratores.

Fórmula: % PROMOTORES – % DETRATORES = NPS

O resultado NPS é um número que varia de -100 a 100.

Sendo que quanto mais próximo do 100 (positivo) melhor está a percepção de qualidade do seu pós-venda e a confiança e fidelidade dos seus consumidores no seu e-commerce.

Onde eu analiso o NPS do meu pós-venda? 

O e-commerce que utiliza o serviço de trocas e devoluções da Aftersale, tem acesso ao painel administrativo e através dele, ao Dashboard (versão 2024) que contém uma aba toda dedicada à informações do NPS do pós-venda:

Painel Administrativo > Menu Estatísticas > Aba NPS

As informações das respostas são mostradas respeitando o filtro de período aplicado, sempre considerando a data de criação da reversa à qual a(s) pesquisas pertencem. 
Isto porque, a análise é feita considerando as reversas do mês e a partir delas observando a percepção da sua criação e posteriormente da sua resolução.

Importante notar que se uma reversa não teve a sua resolução no mesmo mês da criação as respostas serão contabilizadas em diferentes meses.