O que fazer quando minhas reversas estão processando?

Reversas processando, significa que a solicitação de postagem ou coleta ainda não foi realizada automaticamente.

Todas as reversas, cujos produtos devolvidos serão transportados por Correios ou outras transportadoras integradas à Aftersale, passarão pela situação "Processando".


O que não é esperado, é que a reversa permaneça nesta situação por mais de alguns minutos.
Caso existam reversas no seu painel administrativo que estejam por muito tempo nesta situação, vale seguir os passos abaixo para que consiga normalizar o processo:

Passo 1) Role a tela para baixo, até o "Histórico de Situação" dentro da reversa e analise o que pode ter acontecido.

Passo 2) Depois de descobrir o motivo do travamento da reversa, identifique qual a Modalidade de transporte desta reversa? Correios (Passo 3) ou Transportadora (Passo 4)

Passo 3)
Se a modalidade for Correios e o problema indicado for referente ao Contrato, vá até ADMIN>Configurações>Logística>Correios e verifique como estão cadastradas as informações do seu contrato. Elas precisam estar preenchidas corretamente e atualizadas conforme seu contrato comercial com os Correios.

  • Verifique se os códigos de serviços estão ativos no seu contrato pois eles mudam de tempo em tempo, se necessário, corrija:

Para validar os códigos dos serviços dos correios em seu contrato confira esse artigo


  • Verifique se os códigos SEDEX REVERSO e PAC REVERSO batem com o que esta configurado na Aftersale, se necessário, corrija.

Passo 4) Se a modalidade for Transportadora (qualquer uma integrada, exceto Transportadora Genérica), vá até ADMIN>Configurações>Logística> "Nome da Transportadora" e verifique como estão cadastradas as informações do seu contrato, se necessário, corrija. Elas precisam estar preenchidas corretamente e atualizadas conforme seu contrato comercial com a Transportadora.

Passo 5) Depois de corrigir as informações contratuais com Correios e/ou Transportadora integrada, acesse a(s) reversa(s) que estiver(em) na situação "Processando" e clique no botão chamado [Reprocessar Reversa]:

Reprocessar a reversa, fará com que uma nova requisição automática de coleta ou postagem seja enviada para a transportadora integrada ou para os Correios, conforme a modalidade da reversa em questão.


Caso a reversa transportada por Correios, mesmo depois do reprocessamento, continue na situação "Processando" é possível que haja algum erro no endereço informado pelo consumidor. Neste caso, entre em contato com a Aftersale através do Chat do painel administrativo ou envie um e-mail com o número da reversa explicando a ocorrência, para suport@after.sale .

IMPORTANTE: É essencial entender o motivo pelo qual ocorreu o travamento da reversa na situação "Processando", isto por que caso ainda esteja enfrentando algum incidente (erro no contrato com os Correios, instabilidade na integração, contrato com a transportadora, etc.), ao clicar em Reprocessar a reversa, o sistema encontrará o mesmo problema e a reversa não terá êxito no reprocessamento, sendo assim permanecerá no mesmo status, visto que o incidente ainda não foi resolvido.