Como indicar o recebimento dos produtos da reversa?

Dentro da Aftersale, é possível indicar o recebimento de produtos de duas maneiras: A primeira é pelas reversas e a segunda pela tela de logística.


Tela de Reversa

Essa funcionalidade permite que a agente do e-commerce, também preencha informações valiosas para o seu pós-venda, no momento de recebimento e principalmente documento informações valiosas sobre o(s) produto(s) recebido(s).


1 - Clique no ícone de reversas no menu esquerdo da tela

 

2 - Clique em "Filtrar" pesquise pelo status de "Entrega realizada", para ver somente reversas que ainda não foram recebidas e clique na reversa do cliente que você deseja receber os produtos.



2.1 -  Você também pode usar o filtro para especificar sua procura por reversas. Ele fica localizado no canto superior direito da tela de reversas. Pesquise pelo nome do cliente, cpf, número de pedido e etc.

 

3 - Clique na reversa que deseja indicar o recebimento e na tela desta reversa você pode ver a lista de produtos solicitados pelo cliente, realizar as seguintes ações:

A - Selecione os produtos que realmente chegaram para você
B - Se tivermos peças repetidas selecione a quantidade de peças
C - Considerando o estado da mercadoria, selecione a indicação do que poderá ser feito com este produto recebido, para isso selecione uma das opções disponíveis



D - Além disso, selecione também alerta de recebimento, considerando detalhes sobre este produto recebido, informação esta que poderá trazer às análises da gestão do e-commerce mais insights sobre o comportamento de pós-compra dos seus consumidores. As opções disponíveis neste campo são as seguintes:



E - Caso necessário adicione um comentário de recebimento, aqui você poderá escrever o que desejar sobre o recebimento deste produto.
F - Após realizar estes passos sobre todos os produtos recebidos da reversa, clique no botão "Receber Selecionados" e confirme a ação.

💡 DICA: As informações salvas nos produtos durante o recebimento (Estado da Mercadoria, Alerta de Recebimento e Comentários) podem ser visualizadas através do Relatório Exportado de Produtos.


Importante observar que após confirmar o recebimento dos produtos a reversa ficará no status "Recebido" (caso todos os produtos solicitados tenham sido recebidos) ou "Recebido
Divergente" (caso haja diferença entre os produtos solicitados e os recebidos) e o reembolso ficará em "Aguardando NFD".


Caso o seu financeiro não libere o pagamento sem que antes a *NFD seja gerada , vá até o topo da reversa e clique no botão "NFD Gerada".

* Esta ação não é executada pelo sistema, ela somente controla se foi ou não gerada a Nota Fiscal de Devolução.

Feito a confirmação que a nota foi gerada o reembolso ficará no status "Aguardando Aprovação", indicando para seu financeiro que já é possível aprovar e pagar o reembolso.



Tela de Logística

Essa funcionalidade permite que o e-commerce receba peças de uma maneira muito mais rápida e simples. Confira:

1 - Clique no ícone de logística no menu esquerdo da tela

 

2 - Selecione o campo "Código de Rastreio"

 

3 - Use um BIP para ler o código de barras da etiqueta dos Correios ou digite manualmente o código de rastreio do pacote e confirme.

 

4 - Selecione os produtos que chegaram fisicamente *, faça um comentário de recebimento (se
necessário), salve o comentário e depois clique em "Receber produtos selecionados" e confirme a operação.

* Os produtos não selecionados no momento do recebimento serão recusados ​​e o sistema irá enviar um e-mail para o cliente informando que o processo somente vai ser seguido com os itens selecionados.


Lembre se de que nosso sistema ainda não é ligado com seu ERP e os produtos não são recebidos neste outro sistema também.